quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

A não findada jornada de uma heroína





A menina sempre gostou de pular de galho em galho. A vida toda foi assim: experimentar coisas novas, viver em lugares diferentes, conhecer pessoas... um pouco Zeca Pagodinho, deixava que a vida a levasse.
Nesse pula-pula, teve várias quedas; algumas precisaram de repouso, enquanto outras a impulsionaram a alcançar outros galhos.
Tempo passou, a menina foi crescendo e a vida se estabelecendo. Criou família (e raízes).


E assim seguia sua jornada.
Mesmo feliz, estava insatisfeita com um galho específico. Precisava sair dali.
Não tinha jeito: não conseguia mais permanecer. Estava se tornando infeliz com sua produção e cada vez era mais óbvia a necessidade do movimento, daqueles grandes, de um novo pulo.
Mudou de empresa e mesmo que atuando na mesma função, era outra coisa.


Veio o calafrio, as dúvidas, o medo! Por que sair do lugar? Começou a ter piripaque, tonturas, coisas que nunca antes tivera. Achou que não sabia mais de nada, nem de quais galhos tinha vindo! A coisa estava feia... era uma daquelas quedas.... no caso, sem opção de repouso.
Como solução, resolveu se inscrever em vários cursos: precisa aprender, correr atrás....



Aprendizagem 1: muita calma nessa hora.
Mudanças requerem atravessamento de crises.
Fez alguns cursos online: um mais aprofundado sobre teoria e prática em DI, outro bem técnico sobre produção de infográficos.
Está cursando um sobre transmídia storytelling, mal começou um sobre cenários de aprendizagem em EaD, mas está mesmo envolvida no de Práticas criativas de Produção Digital e Design Instrucional....
(ah... a descoberta da história!)




Fase de imersão em São Paulo: eba, unir duas paixões - aprender e viajar! (Praticamente sinônimos!)
Eu e maridão compramos passagens, alugamos apê pelo air bnb e tudo certo!
Mas, continuando a jornada da heroína, apareceram os desafios.
Num dia anônimo desses, recebeu um whats.


Amanhã? Oi? Quem? Mas não era dia 08?
Foi correndo conferir.



Alívio. Deve ter sido engano.
E no outro dia...


E aí vieram regras de publicação, instruções de como funcionaria a Fase 1 - Mobile Learning.
E o primeiro desafio foi lançado - apresentação (barbada... coisas de sempre!) pra todo mundo se conhecer e bla bla bla. Fichinha!


Pílulas de conhecimento vinculadas ao segundo desafio: O que faz um DI? Principais atividades... tranquilo, ainda.
Depois, começaram a aparecer outras ferramentas: podcast, Canva, Wiki ... característica de EaD, snack sobre recursos tecnológicos, estudo de casos, gestão de EaD, propor atividade de metodologia híbrida para o Professor Marcos, criar um eletrodoméstico (WTF?) .....



E como tudo tende a retornar... lá vieram eles, os calafrios.... também veio o Ranking (e nada de atingir 7 pontos pra entrar na lista :P).
Desafio + desafio + desafio.
Aprendizagem 2: Desafios leves/possíveis/engajadores - pra levar ao próximo galho ou pra andar um pouco mais a frente no galho em que se está.
Fecha aqui a sua jornada, propondo essa estória, pra ser finalizada no encontro com os colegas que estão na mesma árvore.
Au revoir!





Um comentário: